maio 23, 2010

ANTÓNIO VELOSO: O BENFIQUISTA



António Velosos representa sem qualquer margem de dúvida uma referência, a minha referência. Admirador de jogadores de futebol nacional, Veloso apresenta características próprias pouco vistas em mais jogadores. A “Raça”, a luta e o fulgor exemplar e único deste antigo jogador deveria servir de exemplo a muitos outros que ainda hoje jogam.

De família humilde, Veloso iniciou a sua carreira futebolística, em 1977, no Sanjoanense no qual permaneceu uma época. Desejado por diversos clubes, foi o Beira-Mar que conseguiu possuir este belíssimo jogador e seguidamente transferiu-se para o S. L. Benfica.

Estreou-se de “águia ao peito” em 1980 frente ao Boavista no qual teve o apoio de outras glórias a não serem esquecidas tais como o Humberto Coelho ou o Chalana, entre outros.

Na primeira época António Veloso, teve uma presença constante embora ainda não fosse considerado como titular indiscutível. A partir da segunda época consegui obter essa titularidade desejada e não a perdeu até ao final da sua carreira.

Capitão durante 7 anos de “águia ao peito”, Veloso jogava de raiz a defesa-direito embora tenha apresentado uma óptima polivalência o que lhe permitiu jogar igualmente na defeca central, esquerda bem como a trinco tal como o seu filho, Miguel Veloso.

Veloso apresente alguns aspectos negativos da sua carreira nos quais ter falhado uma grande penalidade frente ao PSV na final da Taça dos Campeões de 1988. Outro triste momento ocorreu quando viu um amarelo que lhe tirou a possibilidade de jogar a final de 1990. No entanto, Veloso não se resume a esses momentos negativos, pois a sua entrega e dedicação permitiram a diversas conquistas ao clube de Lisboa.

Veloso, uma glória, um génio que ficará no coração dos benfiquistas bem como dos portugueses.


Palmarés:

Ø - 7 Campeonatos Nacionais da 1ª Divisão
Ø - 6 Taças de Portugal
Ø - 2 Supertaças “Cândido de Oliveira” (1984/85 e 1988/89)
Ø - 4 Taças de Honra da A. F. Lisboa
Ø - 1 Taça Ibérica (1983/84)
Ø - 2 Finais da Taça dos Campeões Europeus (1987/88 e 1989/90)
Ø - 2 Finais da Taça das Taças (1980/81 e 1993/94)
Ø - 1 Final da Taça U.E.F.A (1982/83)


Percursos Professional:
Ø - 42 Internacionalizações A
Ø - 15 Anos jogador do Sport Lisboa e Benfica, 8 dos quais como capitão de equipa
Ø - 658 Jogos realizados pelo Benfica (até aos 38 anos de idade)










Nenhum comentário:

Postar um comentário