maio 23, 2010

OCEANO ANDRADE DA CRUZ: O GUERREIRO

Oceano Andrade da Cruz nasceu em são Vicente, Cabo-Verde, 29 de Julho de 1962. Jogador já retirado do futebol, merece um destaque relevante pela careira desenvolvida a nível de clubes bem como pelo esforço e empenho demonstrado na Selecção Nacional.

Ainda jovem, Oceano da Cruz veio de Cabo-Verde juntamente com a sua família para Portugal no qual mais tarde veio a integrar à equipa de Almada FC. Em 1980, abandonou o seu clube de infância para integrar a equipa do Nacional da Madeira ocupando um lugar no meio campo. A sua entrega e a sua força física admiradora deram nas vistas desde jovem sendo mais tarde adquirido pelo Sporting.

Representou a camisola do Sporting em quatro épocas (de 1982/1983 a 1989/1990, e de 1994/1995 a 1997/1998) sendo um jogador concentrado e muito constante apesar não ter ganho um campeonato ou Taça de Portugal.


Oceano teve no entanto a sua primeira experiencia internacional, tendo ido para o campeonato Espanhol na equipa do Real Sociedade. Jovem talentoso demonstrou possuir boas qualidades, apresentava garra e uma boa capacidade física.

Após esta experiencia fora de Portugal, Oceano da Cruz voltou para o seu antigo clube, o Sporting. Em 1998, acabou por ingressar numa nova experiencia internacional, no Toulouse FC.

Oceano Andrade da Cruz deixou igualmente a sua marca na “Selecção das Quinas”. Realizou 54 jogos nos quais marcou 8 golos. Estriou-se a 30 de Janeiro de 1985 frente á Roménia e conclui o seu último jogo frente a Inglaterra em 1998, onde saiu derrotado em ambos os jogos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário