maio 25, 2010

FERNANDO CHALANA: O "ASTERIX"


Fernando Albino Sousa Chalana, também conhecido como o “Asterix” ou “Chalanix” nasceu a 10 de Fevereiro em Barreiro. Este génio da história portuguesa de futebol apresentava características próprias e surpreendentes no seu aspecto físico: era um homem de tamanho pequeno, cabelos compridos e com um bigode grosso. Características invulgares num génio inesquecível.

A sua carreira futebolística iniciou no Futebol Clube Barreirense, no entanto este homem teria outra paixão a idade juvenil: o atletismo, mas a paixão pelo futebol que falou mais alto. Com apenas 14 anos Fernando Chalana apresentou-se no clube de pequena dimensão, o Barreirense, no qual permaneceu pouco tempo.

O «miúdo do Barreiro» atraiu o interesse de dois grandes clubes de destaque: do S.L.Benfica e do Sporting.C.P, mas foi o S.L.Benfica o clube que conseguiu a aquisição deste génio.

Após negociações confusas, desconhecidas inicialmente pelo próprio jogador, Chalana foi lançado na equipa principal do S.L.Benfica por John Mortimore, a 6 de Março de 1976. Teria apenas 17 anos e entrou para o lugar de Toni. No ano seguinte a sua estreia, o clube da Luz realizaria todos os seus jogos com a sua titularidade indiscutível. Na época seguinte, tornou-se o segundo melhor mercador do campeonato atrás da estrela Nené.

Com apenas 17 anos estriou-se pela Selecção Nacional sob o comando de José Maria Pedroto. Perante a Dinamarca, Chalana apresentou um bom futebol, jogo que Portugal acabou por vencer 1-0.

A sua maturidade futebolística no seio da equipa das quinas foi atingida e verificada no Europeu de 84, em França. Desde 66 que Portugal não apresentava combates nos topos das competições, mas eis o nosso país de volta atingindo as fases finais do campeonato de Europa. Um confronto difícil perante a França. Estávamos em frente do mercador e ainda nos prolongamentos, numa meia-final em que Chalana soube por em prática as suas fantásticas assistências para o goleador Jordão. Mas é que Portugal não aguentou essa vantagem e perdeu o encontro no final do jogo.

Deu nas vistas e foi então que Chalana decide emigrar. Foi para França e assinou um contrato com o Bordéus. Mas o génio “Asterix” não foi feliz. Após uma lesão grave na coxa e um tratamento mal sucedido, voltou para as suas origens: O Benfica. No Estádio da Luz, voltou a jogar de “águia ao peito”. Foi respeitavelmente aplaudido por todos: pelos companheiros e pelo público adversário no momento da sua substituição.

Mas, infelizmente, voltaram as lesões, como nos tempos anteriores. Após mais um sucesso deste génio, Fernando Albino Sousa Chalana voltou a ter uma paragem. Certamente triste e desiludido, sairia do Benfica. Jogou ainda pelo Belenenses e pela Estrela Amadora.

Tornar-se-ia treinador após a sua carreira ter acabado. Primeiro nas camadas jovens, mais tarde subiu nessa direcção e assumiria o comando de equipas seniores de menor dimensão. E voltou para o Benfica enquanto técnico-adjunto do S.L.Benfica.


Palmarés:

· 3º lugar no «Europeu» de França-84
· Campeão nacional da I Divisão (1975/76)
· Campeão nacional da I Divisão (1976/77)
· Vencedor da Supertaça (1979/80)
· Campeão nacional da I Divisão (198081)
· Vencedor da Taça de Portugal (1980/81)
· Campeão nacional da I Divisão (1982/83)
· Campeão nacional da I Divisão (1983/84)
· Campeão nacional da I Divisão (1988/89)
· Vencedor da Supertaça (1988/89)














Nenhum comentário:

Postar um comentário